Muito bem!

Então você fez sua escolha.

Empreender vai causar uma revolução na sua vida. Transformará inicialmente sua rotina diária. Aumentará seu círculo de amizades. Trará responsabilidades com clientes, fornecedores e funcionários. Mas acima de tudo, proporcionará, quando bem-sucedido, um resultado extraordinariamente superior do que qualquer outra forma de ganhar a vida.

Basta olhar ao seu redor. Excluindo herdeiros e sortudos da loteria, absolutamente a maioria das pessoas bem-sucedidas financeiramente são empreendedoras. Possuem muitas vezes não apenas um. Mas vários negócios sobre sua gestão.

É isso que você deseja?

Entenda que essas pessoas têm algumas características em comum. Que caso você não se identifique agora. Precisa desenvolver essas qualidades para que seu resultado seja semelhante ao deles.

Então vamos começar na etapa ZERO do seu negócio. Definir quais são as características dos empreendedores de sucesso para aplica-las no seu comportamento.

Se você já se considera um “empreendedor nato”. Que não precisa de novas orientações ou que sabe tudo a respeito de empreendedorismo, vá em frente e ignore este artigo.

Mas caso você esteja disposto a rever o que talvez você já saiba. Reavaliar seu conhecimento e acrescentar conceitos que possam fortalecer sua personalidade empreendedora. Seja bem-vindo ao:

MARCO ZERO – Construindo um empreendedor dentro de si.

Muitas pessoas sonham em ter o negócio próprio.

Outras tantas se aventuram nesses mares profundos sem ao menos ter um bote salva-vidas ou um mapa de navegação.

E você, que decidiu entrar nesse barco. Como está o seu preparo?

O comportamento fundamental aqui é o do interesse em melhorar. Melhorar como pessoa, como profissional, como empresário. São etapas que necessariamente precisam ser superadas para que você se torne a pessoa de sucesso que tanto deseja.

Não pular etapas!

Não estou dizendo que caso você não considere as características relacionadas a seguir, você será malsucedido. Capaz!

Ou por acaso você nunca se deparou com um empresário arrogante? Ou desorganizado? Ou aquele cara tão atrasado que não utiliza tecnologia nenhuma nos seus processos?

E eles eram bem-sucedidos. Mas essa é a exceção à regra!

Quer aumentar (e muito) suas chances no empreendedorismo?

Atenha-se as seguintes características:

  1. Visão de Longo Prazo:

Por acaso você pensa que no final do primeiro ano sairá na sexta-feira com o bolso cheio de dinheiro e voltará na segunda-feira sem ter nada com o que se preocupar nesse meio tempo? Pois bem. Não será assim. Muitos “empreendedores” se vislumbram com o faturamento e esquecem da saúde financeira do seu negócio. Esquecem que principalmente no início, a maior parte do faturamento, descontado as despesas, deve ser reinvestido no negócio para que ele aumente a capacidade produtiva e por consequência seu faturamento. Gerando o amadurecimento da empresa.

É assim que funciona.

Não pense que você vai repetir a história daquele incrível empresário jovem que teve milhões de lucro em apenas um ano e hoje vive de palestras e cursos na internet apenas por hobbie e prazer de ajudar os outros. Não!

  1. Pró-atividade:

Pessoas bem-sucedidas em qualquer ramo da vida e principalmente nos negócios precisam ser proativas.

Não se engane. Ninguém fará nada por você. E se fizer, não será da forma que você desejava e nem no tempo que você precisava. E muitas vezes haverá uma contrapartida solicitada.

Nos negócios é você e você. Ponto final. Por muito tempo será assim.

Até que você tenha capacidade de inspirar novas pessoas que trabalhem com você e entendam que o seu negócio também é o negócio delas. E isso além de demorar pode sequer acontecer.

Mas então, como ser proativo?

Você com certeza já ouviu alguém falar: “Eu já tinha pensado nisso”, ou “Eu ia fazer isso”.

Você não é movido por pensamentos, você se movimenta por ação! O pensamento deve ser o combustível para que você haja! E agora!

Separei dois ditados, um de autoria desconhecida e outro de um filósofo brasileiro. Siga eles e estará na metade do caminho para a pró-atividade:

“Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”. (ditado popular)

“Faça o seu melhor na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores de fazer melhor ainda”.  (Mario Sergio Cortella)

  1. Aprendizado constante

 

Já pensou se Henry Ford tivesse parado no tempo e permanecido produzindo apenas o Ford Model T, conhecido com Ford Bigode? Muito provavelmente teria ficado só na história das montadoras de automóveis. E olha que naquele tempo se levou 20 anos para que o novo modelo o Ford Model A fosse lançado ao público.

Não deixarei de citar que as mudanças hoje ocorrem cada vez mais rapidamente.

Você vai lançar um produto ou serviço novo e antes que chegue para prospectar um novo cliente lá estará seu concorrente. Oferecendo algo melhor do que o que você acabou de “inventar”!

Preste atenção nos processos, atualiza-se. Esforce-se para se manter atualizado das novidades que seu ramo. Existem canais de informação pagos que costumam antecipar tendências. Descubra esses canais no seu ramo e invista em conhecimento.

 

  1. Gestão do negócio

 

As coisas não acontecem de forma tão automática quanto você possa imaginar.

Você precisa manter controles de entrada e saída de dinheiro.

Em pesquisa mais recente do SEBRAE (2020) a falta de capital de giro foi responsável por 22% da quebra de empresas. Mais que a falta de clientes, que foi de 20%. Em outras palavras, você pode ter muitas pessoas interessadas em comprar os seus produtos, mas não ter capacidade para produzi-los no tempo que as pessoas necessitam.

Escrever aqui que você precisa de um controle é pouco. Você deve ter este controle caso queria que seu negócio prospere ao longo de anos.

Realizar saques no seu caixa para pagar despesas particulares também é um erro fatal cometido por empresários iniciantes que acarretam na falência do empreendimento.

 

  1. Persistência

 

Segundo o dicionário:

Perseverar: seguir firme, forte e constante. Sem se deixar abalar.

A velha máxima que diz que uma batalha não define a guerra é a máxima para os empreendedores de sucesso. Não desistir frente as derrotas. Seguir tentando algo novo e sempre corrigindo os erros cometidos no passado. Até que o processo seja repetido tantas vezes que torne um hábito.  Assim o sucesso é resultado da sua persistência.

Existe um filme de ficção, que retrata um lutador de boxe, Rocky Balboa. Num dos filmes mais recentes da série, inconformado com uma falha de conduta de seu filho, lhe dá uma lição que vira o jogo:

“Não importa o quão forte você bata. Mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar em frente. É assim que se ganha”. Rocky Balboa

Parece clichê. Mas existem mais casos de desertores na vida do que pessoas dispostas a continuar tentando!

Quem é você nesse jogo?

Essas são algumas características que consideramos fundamentais para você ter sucesso nessa empreitada.

Agora você vai me perguntar, e liderança, e planejamento, e autoconfiança?

Um empreendedor proativo se torna um líder a frente de pessoas passivas.

Se você está estudando este material você já está praticando o planejamento.

Persistir é a maior demonstração de autoconfiança que você pode apresentar.

Mas sim, vamos a uma DICA BÔNUS. Aquela que como o sal tempera o alimento, vai temperar a sua vida empreendedora. Por acaso, de todas, provavelmente seja a mais difícil de ser colocada em prática:

  1. Disciplina

 

É a disciplina que fará que você leia até o final este artigo.

É a disciplina que fará que você coloque em prática aquilo que aprender aqui.

É a disciplina que fará você persistir diariamente na busca dos seus sonhos.

 

Num mundo repleto de distrações. Ter disciplina é fundamental para realizar cada uma das tarefas diárias necessárias para a concretização dos seus objetivos. E sim. Sua meta é construída no dia a dia. Empreendedores de sucesso não postergam atividades apenas por “não querer” fazer agora. Eles fazem ou delegam. Mas não deixam para trás nenhuma das obrigações do seu dia.

Agora que você chegou ao fim desta deste artigo. Pedimos que você pare.

Reveja cada um dos pontos e faça uma autoanálise.

Anote em um caderno. Seu aprendizado será maior quando fizer anotações a respeito de suas conclusões quanto a leitura deste guia. Não importa que você não leia estas anotações depois. É apenas um processo que aumenta seus índices de captação da mensagem transmitida. E por consequência, impulsiona você a melhores resultados.

Diga para nós, quais características você já possui e quais deve desenvolver?

Tem alguma que você considera importante que não citamos?

Desejamos a você uma ótima jornada empreendedora!